Arquétipos


Arquétipos

Este será um breve bate papo sobre o tema. O objetivo aqui é despertar sua curiosidade e te mostrar que uma simples imagem pode mudar a sua vida.

Você já ouviu aquela frase "uma imagem vale mais que mil palavras" ?

Já parou para pensar de onde se originou a ideia central desta frase? 

Com certeza quem proferiu essa frase não falava somente das imagens que vemos no dia a dia, se referia a imagens e seus poderes de forma geral. Pois, bem apresento a você o termo "Arquétipo", existem inúmeros livros sobre o assunto e vários escritores que definem e orientam sobre o que são e como utiliza- los. 

Pela definição Arquétipos são modelos que representam padrões de comportamento e personalidade. Eles podem ser imagens, mitos, pessoas etc... eles surgiram e tomaram força, agregando valores e se tornando identificadores de padrões, se tornando  referências bem antes de você surgir no mundo, e continuarão influenciando gerações após nossa partida.

A primeira pessoa a destacar o poder dos Arquétipos foi o escritor e Psiquiatra Carl Jung que desenvolveu o conceito e classificou a personalidade das pessoas em vários grupos arquetípicos. Jung chamou a nossa atenção para esses símbolos que foram se desenvolvendo ao longo dos séculos e o poder que eles desencadeiam no nosso subconsciente.

Quando você viu a foto que acompanha esse artigo, o que lhe veio a mente? Poder, soberania? Exatamente a Coroa é um arquétipo poderoso que nos remete, de forma instantânea, ao Poder que ela carrega. O nosso Cérebro, mesmo sem percebemos, vincula a imagem da coroa ao Poder e o atribui a quem a utiliza . Daí vem os perigos que os Arquétipos podem representar, pois são uma forma inconsciente de passar um recado, que as vezes pode ser utilizado para o mal.

Por isso devemos conhecer mais sobre o assunto e ter cuidado com o conteúdo que "absorvemos" tanto em filmes, novelas, internet e por ai vai... pois antes mesmo que a mente consciente se dê conta ela já recebeu o comando e já passará a executar o "programa" sugerido juntamente com o elemento de poder que o sugeriu - o Arquétipo-.

Pareceu complicado? É mais simples do que pode parecer. Tanto o conceito quanto a utilização.

Entre em contato e aprenda a utilizar as maravilhas Arquetípicas a seu favor e continue sempre estudando sobre o assunto, a muito o que descobrir, você vai se apaixonar pelo tema!

Forte Abraço.