Manter-se calmo, feliz, cultivar pensamentos positivos... Todos esses conselhos já são bem conhecidos e ouvidos diariamente. Mas por que é tão importante criar novos hábitos positivos?
Nos dias de hoje, em que meditações e mantras estão em alta nas conversas sobre espiritualidade, chamo sua atenção para os seus hábitos diários. Já reparou como um dia tende a ser particularmente bom quando, logo pela manhã, algo incrivelmente positivo acontece? E como tudo parece desandar quando o dia começa com um acontecimento negativo?
Você pode achar que tudo isso não passa de coincidência, ou que os acontecimentos positivos e negativos do seu dia estão ligados à sorte. Mas, meu amigo(a), sorte simplesmente não existe!
E se eu te disser que você sempre teve o poder de movimentar os fatos – tanto positivos quanto negativos – que te cercam? Exatamente! Você é o co-criador (ou co-criadora) da sua realidade.
Mesmo que seu dia comece com um pneu furado ou com você perdendo o ônibus a poucos metros do ponto, o próximo acontecimento importante dependerá da sua reação.
Seu cérebro funciona como uma antena: ele emite e capta ondas, que podem ser benéficas ou prejudiciais para você. Então, se algo negativo acontecer, como um pneu furado, ficar se lamentando ou remoendo a situação com raiva não atrairá nada de bom para você.
Isso não significa que você deva trocar o pneu com um sorriso no rosto, cantarolando alegremente. Mas significa que você não deve permitir que esse pequeno problema estrague o restante do seu dia.
Algo que poderia ser apenas um incidente isolado pode acabar gerando uma sequência de acontecimentos ruins caso você permita.
Se perder o ônibus ou precisar pegar o metrô lotado, pare e reflita: Está tudo certo!
Já aconteceu. Não há mais nada que possa ser feito para mudar essa situação. E pensar repetidamente sobre o ocorrido não trará nenhum benefício. Logo, novas oportunidades e acontecimentos maravilhosos surgirão ao longo do dia – e você verá que isso realmente acontecerá!
Se algo bom acontecer? Ótimo! Agradeça pelo que ocorreu e emane gratidão e amor por tudo de positivo que ainda está por vir. Dessa forma, o dia continuará fantástico.
Coloque esse sentimento em prática sempre. Mesmo que no início seja difícil sentir essa positividade, force um pouco. Sorria – mesmo que pareça um sorriso forçado. Nosso cérebro não distingue entre o real e o imaginário: ele acreditará que tudo está bem. E, de fato, tudo ficará tranquilo.
Mas, se mesmo assim, o dia for pesado, não carregue esse peso para o dia seguinte.
Antes de dormir, limpe seus pensamentos. Diga a si mesmo(a):
"O dia foi desafiador, mas eu consegui superá-lo. Me perdoo por qualquer coisa que possa achar que fiz de errado e também perdoo aqueles que, de alguma forma, me fizeram mal. Agora, deixo esse peso para trás, liberando minha mente para viver um novo e maravilhoso dia amanhã."
E lembre-se: sentir amor e espalhar amor não significa ser ingênuo(a) ou permitir que os outros abusem de você. Significa apenas não deixar que a maldade alheia afete sua paz.
✨ Namastê! ✨